LIXO DOMICILIAR



A REAL CAUSA DO PROBLEMA
Por: Jean Santana
Quando falamos em lixo, não podemos falar só dos problemas que o lixo causa, no descarte de forma incorreta e coisas que estamos cansados de falar, pois são obvias, mas o que a maioria deveria se perguntar é: De onde começa todo esse problema? A resposta é simples, começa por um fator muito importante, que é a educação. Os brasileiros estão muito mal acostumados, na verdade, conformados. É muito fácil de ver alguém com um problema grave em relação à saúde, moradia, educação, dizer “fazer o que? aceitar não é?”, esse é o maior problema. As pessoas não tem educação, não estou me referindo apenas à educação acadêmica, mas também a educação pessoal, necessária para o convívio com a sociedade e para o próprio bem estar.

O Brasil é um país rico, estando em no 7° lugar no ranking do PIB mundial, mas que não investe nas necessidades dos brasileiros e sim na dos parlamentares. A quantidade de favelas, pessoas morando perto de esgotos, até mesmo próximo aos aterros de lixo é muito grande, essas pessoas não tem direito de conhecer o outro lado, como é viver fora do lixo, a vida se torna um lixo e tudo isso influencia para a contribuição com a poluição. A quantidade de lixo é resultado da quantidade de consumo da família, então digamos que em uma comunidade com 1.000 residências em condições péssimas de vida, tenham que conviver com todo esse problema causado pela falta de educação e conscientização, obviamente que não resultará em um descarte do lixo organizado, separando corretamente os tipos de lixo, agindo como deve ser. Por quê? Porque eles não têm educação, não sabem como fazer a separação, não sabem a importância disso, o beneficio que traz para a vida deles, então acabam caindo na infelicidade de fazer tudo de qualquer jeito em qualquer lugar. É realmente inadmissível ver tanta gente passando por problemas causados por eles mesmos, doenças, mau cheiro, ambiente sujo, e outras coisas que ninguém com uma mente aberta suportaria conviver. É muito fácil sair pelas ruas e entregar panfletos contendo informações de descarte do lixo domiciliar, falando da importância e dos problemas que pode causar, porém é difícil fazer com que isso funcione com pessoas sem educação, pessoas que não sabem reconhecer a real causa do problema.


A RECICLAGEM E SEUS BENEFÍCIOS
Segundo uma noticia publicada no site agenciabrasil.ebc.com, no dia  17/03/2012, o tratamento adequado do lixo domiciliar pode gerar US$ 10 bilhões por ano ao país, algo que poderia ajudar muita gente se fosse distribuído corretamente, mas as palavras “honestidade” e “Brasil”  parecem não combinar.
Em vários bairros da cidade podemos encontrar as lixeiras da coleta seletiva, todas com cores diferentes, símbolos, e nome de cada tipo de lixo, mas muita gente parece não entender muito as coisas e acabam jogando metal onde era pra jogar o vidro, ou seja, tanto faz.
Nas residências as pessoas podem separar os lixos antes de jogar nos contentores, assim contribuindo para a segurança de quem recolhe, e levando os recicláveis para serem reciclados, assim não só trará benefícios como incentivará as outras pessoas a fazerem o mesmo.



LIXO DOMICILIAR
O que é lixo domiciliar? Como o próprio nome já diz, é o lixo que sai das casas das pessoas, formado pelos resíduos sólidos de atividades residenciais, contendo muita quantidade de matéria orgânica, plástico, lata, vidro. É o lixo que representa o consumo da população e pelo contato constante com esse lixo, deve-se ter bastante atenção ao descarta-lo, pois se for feito de forma incorreta, pode trazer péssimas consequências, sendo elas: doenças, poluição e acidentes para quem for recolher.
Existem formas adequadas de descartar todo esse lixo, porém as pessoas parecem não gostarem muito de agir corretamente, porque não da trabalho algum separar o lixo de acordo com o tipo de material, para que seja encaminhado para a reciclagem os que podem ser reciclados, e as outros para seus devidos lugares. 



Este blog foi desenvolvido por alunos do 4º ano turma A do curso de Técnico em Gestão Logística do Colégio Luiz Pinto de Carvalho