LIXO DE HOTÉIS

Hotel Ecologicamente Correto
Alunos do 4A Logística vespertino viram a necessidade de se ter no Brasil um hotel ecologicamente correto , que atendesse a demanda dos clientes sem prejudicar o meio ambiente.



Sabemos que as redes hoteleiras prezam pelo bem-estar e segurança dos seus clientes e usam isso como prioridade para agradá-los e conquistá-los.
Um Hotel sempre tenta fazer o melhor para os seus clientes,certo?
Mas e para o meio ambiente, será que todas as redes se preocupam com isso? E
Na maioria das redes hoteleiras o lixo não é devidamente descartado nem  selecionado para  a reutilização como poderiam ser.  Criando impactos ambientais causados por esse lixo .
O sabonete,  os frascos de shampoo e condicionador, plásticos, Caixa de pasta, entre vários outros tipos de matérias  poderiam ser destinados para varias cooperativas, onde poderiam assim dar inicio a um novo ciclo de circulação a esse materiais  geralmente jogados fora.
Existem cooperativas que fazem a limpeza do sabão e que os distribuem em comunidades carentes, o óleo de cozinha pode sim ser reaproveitado e  todos os outros materiais  se separados corretamente .
Esse tipo de atitude pode ser vista em algumas redes , mas a grande maioria continua sem separar o lixo e prejudicando o meio ambiente com todos esses resíduos que poderiam ter outras finalidades.




O óleo de cozinha dos hotéis  depois de usado, pode ser utilizado na fabricação de sabão. Além disso, sua captação para a reciclagem resolve parte de um problema de fazer o descarte de forma inadequada




Lixo nos Hotéis 


O gerador de lixo de aparência inofensiva que chamamos de hotel,fazem de tudo para a satisfação do cliente , gerando  desperdício desnecessário de materiais e quando falarmos de desperdício falarmos em aumento da quantidade de lixo. No ramo hoteleiro a inspeção de qualidade são menos assistidas. Mas existe algumas soluções para esse problema, o desperdício pode ser evitado com o simples ato de reaproveitamento como: Sabonetes serem  transformados em material de limpeza, as sobras de sabonetes de hotéis, podem ser  higienizada  e  enviadas para comunidades pobres.Ou até mesmo o hotel por si só fazerem sabão.As cascas de verduras e legumes até mesmo sobras de alimento ser transformado em adubo e recolher  seletivamente.O óleo de cozinha é um dos poluentes mais comuns na natureza e seu descarte embora possa ser facilmente controlado praticamente não é feito corretamente assim o óleo ele  pode ser   encaminhado  para a transformação de biodiesel ou produção de combustível limpo  e os materiais plástico, vidro, alumínio não ser jogado em qualquer lugar pode ser mandado para uma cooperativa de reciclagem gerando um retorno financeiro e uma boa visibilidade ao cliente(hospede). Se o hotel não quiser reaproveitar o produto por si só fazendo sabão por exemplo, pode juntar  o produto e entregar  a alguém que queira fazer isso!
Pequenas atividades em conjunto pode melhorar o mundo,algumas atividades podem ser tomadas para identificar o perfil do hotel como sua missão,visão e valores.

Este blog foi desenvolvido por alunos do 4º ano turma A do curso de Técnico em Gestão Logística do Colégio Luiz Pinto de Carvalho